top of page
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Uma das lesões mais comuns no joelho é uma entorse ou ruptura do ligamento cruzado anterior. Pessoas que participam de esportes de alta demanda como futebol, rugby e basquete têm maior probabilidade de lesionar o LCA. Para recuperar a função completa do joelho, os pacientes podem precisar de cirurgia, mas isso dependerá de vários fatores, como a gravidade da lesão e o nível de atividade.
As rupturas parciais do ligamento cruzado anterior são raras – a maioria das lesões do LCA são rupturas completas ou quase completas. Cerca de metade de todas as lesões do ligamento cruzado anterior ocorre juntamente com danos a outras estruturas do joelho, por isso é importante que você procure um diagnóstico completo antes de retornar à atividade.
Diagnóstico
Uma lesão do LCA pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho e testes de diagnóstico, como raios-X, ressonância magnética e artroscopia. Podem ser necessárias radiografias para descartar qualquer fratura. Além disso, seu médico realizará frequentemente o teste de Lachman para verificar se o LCA está intacto. Durante um teste de Lachman, joelhos com LCA rompido podem apresentar aumento do movimento da tíbia para frente e um ponto final macio ou mole em comparação com um joelho saudável.
O teste de mudança de pivô é outro teste para avaliar a ruptura do LCA. Durante este teste, se o LCA estiver rompido, a tíbia se moverá para frente quando o joelho estiver completamente reto e quando o joelho dobrar além de 30°, a tíbia voltará ao lugar correto em relação ao fêmur.
Procedimento
O tratamento para uma ruptura do LCA varia de acordo com as necessidades individuais do paciente. Por exemplo, um jovem atleta envolvido em esportes de agilidade provavelmente necessitará de cirurgia para retornar com segurança aos esportes. Indivíduos menos ativos podem retornar a um estilo de vida mais tranquilo sem cirurgia.
Quer o seu tratamento envolva cirurgia ou não, a reabilitação desempenha um papel vital no retorno às suas atividades diárias. Um programa de fisioterapia o ajudará a recuperar a força e o movimento dos joelhos.
Se você for submetido a uma cirurgia, a fisioterapia primeiro se concentrará em devolver o movimento à articulação e aos músculos circundantes. Isto é seguido por um programa de fortalecimento destinado a proteger o novo ligamento. Esse fortalecimento aumenta a proteção ao "novo" ligamento. A fase final da reabilitação visa um retorno funcional adequado à modalidade desportiva do atleta.
bottom of page