top of page
Joelho com lesão

Anatomia da articulação do joelho

A articulação do joelho é uma das articulações mais complexas do corpo. A extremidade inferior do fêmur (fêmur) encontra a extremidade superior da tíbia (tíbia) na articulação do joelho. Um pequeno osso chamado patela (rótula) repousa sobre um sulco na parte frontal da extremidade femoral. Um osso da perna (fíbula) forma uma articulação com a tíbia.
Para permitir um movimento suave e indolor da articulação do joelho, as superfícies articulares desses ossos são cobertas por uma cartilagem articular branca e brilhante e escorregadia. Dois meniscos cartilaginosos em forma de C estão presentes entre a extremidade femoral e a extremidade tibial.
Os meniscos atuam como amortecedores, proporcionando amortecimento às articulações. Os meniscos também desempenham um papel importante no fornecimento de estabilidade e suporte de carga à articulação do joelho.
Faixas de tecido, incluindo os ligamentos cruzados e colaterais, mantêm os diferentes ossos da articulação do joelho juntos e proporcionam estabilização à articulação. Os músculos circundantes estão conectados aos ossos do joelho por tendões. Os ossos trabalham em conjunto com os músculos e tendões para proporcionar mobilidade à articulação do joelho. Toda a articulação do joelho é coberta por uma cápsula ligamentar, que estabiliza ainda mais a articulação. Esta cápsula ligamentar também é revestida por uma membrana sinovial que secreta líquido sinovial para lubrificação.

Dor no joelho

O joelho é uma das maiores articulações do corpo, formado pela extremidade inferior do fêmur, extremidade superior da tíbia e patela ou rótula. Vários ligamentos e músculos fixam-se aos ossos da articulação do joelho para manter o movimento normal da articulação. Tecidos cartilaginosos especiais conhecidos como meniscos são colocados entre as duas extremidades articulares da articulação. Estes atuam como uma almofada entre as superfícies articulares e absorvem o choque durante o movimento.
 
A dor no joelho é uma preocupação que pode se manifestar de forma aguda ou gradualmente, afetando pessoas de todas as idades, seja devido a lesões esportivas ou condições debilitantes, como artrite.  O joelho, uma articulação complexa, pode apresentar diversos tipos de desconforto. O Dr. Plumacher é especialista em lidar com lesões  do joelho e capacitado para realizar tratamentos e procedimentos apropriados para cada patologia.Em alguns casos, essa dor persiste mesmo quando você está em repouso, deitado ou até mesmo durante o sono. Se você está enfrentando desconforto no joelho, o Dr. Plumacher está aqui para ajudar a encontrar soluções para seu bem-estar.
Radiografia de um joelho com lesão no iPad
Radiografia de um joelho com lesão no iPad
Logo secundario Dr. Luis PlumacHer

O joelho é a maior articulação do corpo e suporta quase metade do seu peso.

Causas comuns de dor no joelho

A causa mais comum de dor crônica e incapacidade no joelho é a artrite. Osteoartrite primária, artrite reumatóide e artrite traumática são as formas mais comuns desta doença. Entre outras causas de dor podemos encontrar: tendinites, bursites, infecções, lesões na cartilagem, lesões meniscais, sensação de instabilidade do joelho devido a lesões ligamentares. Abaixo as principais:
Artrite Reumatoide: esta é uma doença autoimune que pode afetar várias articulações, incluindo os joelhos. Ela causa inflamação crônica, dor e pode levar a danos nas articulações.

Artrite Pós-traumática: pode ocorrer após uma lesão no joelho, como uma fratura ou uma entorse grave, e resultar em dor persistente.

Bursite do joelho: inflamação das bursas, pequenos sacos cheios de líquido localizados ao redor das articulações, geralmente entre um tendão e o osso.

Condromalácia patelar: amolecimento da cartilagem articular na superfície inferior da rótula, causando dor no joelho.

Cisto de Baker: um inchaço cheio de líquido na parte posterior do joelho que geralmente resulta de outro problema, como ruptura do menisco

Doença de Osgood-Schlatter: causada pela irritação da placa de crescimento na parte frontal da articulação do joelho e é mais comum em adolescentes

Gota: caracterizada por ataques repentinos e graves de dor nas articulações, com inchaço e vermelhidão ao redor da articulação, causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações

Lesões: danos aos principais ligamentos do joelho, como o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e o Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Ligamento Colateral medial (LCM), entre outros, podem causar dor intensa, sensação e dificuldades de locomoção. 

Menisco rompido: a estrutura sofreu algum tipo de lesão que pode ser desde um corte (rasgo), ou a formação de um “flap” ou uma alça de balde, ou seja, um pedaço acaba se destacando e fica solto “dançando” dentro da articulação.

Obesidade: o excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações do joelho, o que pode contribuir para a dor e o desenvolvimento da osteoartrite.

Osteocondrite: caracterizada pelo descolamento de um fragmento de cartilagem e de uma fina camada óssea da extremidade de um osso devido ao suprimento sanguíneo inadequado; esses fragmentos podem permanecer no lugar ou deslizar pela articulação, causando dor e instabilidade articular.

Osteoartrite: é a forma mais comum de artrite do joelho e ocorre quando a cartilagem que reveste as superfícies dos ossos do joelho se desgasta com o tempo, levando à dor, inchaço e rigidez.

Sobrecarga excessiva: atividades físicas repetitivas, especialmente aquelas que envolvem corrida ou saltos, podem levar à dor no joelho devido ao desgaste.

Tendinite: a inflamação dos tendões que conectam os músculos aos ossos pode causar dor no joelho. Isso é comum em atletas devido ao uso excessivo.

Outras Condições Médicas: algumas condições médicas, como infecções articulares, também podem causar dor no joelho.
O joelho, muitas vezes é comparado a uma dobradiça devido à sua capacidade de dobrar e esticar como uma porta, é, na verdade, uma articulação muito mais complexa. Suas superfícies ósseas e outras estruturas como ligamentos e meniscos rolam e deslizam entre si à medida que a articulação se move. Quando as superfícies do joelho são danificadas devido à artrite, fratura ou outras lesões, as atividades diárias simples, como caminhar, podem se tornar desafiadoras. O joelho pode ficar rígido, tornando difícil até mesmo subir escadas. Se os tratamentos não cirúrgicos, como medicamentos, fisioterapia, tratamento minimamente invasivos não estiverem mais proporcionando alívio, a cirurgia de substituição total do joelho pode ser uma opção terapêutica. 
 

Procedimentos

As opções de tratamento dependem da causa subjacente responsável pela dor no joelho. Algumas das opções comuns de tratamento para dores no joelho incluem repouso, aplicação de gelo e calor, medicamentos antiinflamatórios não esteróides, alongamentos, fisioterapia e injeções de cortisona.
Às vezes, uma artroscopia do joelho pode ser realizada. A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico no qual as estruturas internas da articulação são examinadas para diagnosticar e tratar o problema subjacente.
Se sentir dificuldade ou incapacidade de andar, deformidade ao redor da articulação, incapacidade de dobrar o joelho, dor no joelho que persiste por alguns dias ou mais à noite, ou dor associada a inchaço, calor ou vermelhidão, você deve consultar seu médico para atendimento imediato. intervenção médica.
Pessoas correndo

Artroscopia do joelho

Atleta com cãimbra

Substituição total do joelho

jogador de basquete

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

bottom of page