top of page
Dr. Luis Eduardo Plumacher na clínica

Artroscopia do joelho

A artroscopia do joelho é uma técnica cirúrgica avançada que oferece inúmeras vantagens para pacientes com problemas articulares. Esta abordagem minimamente invasiva utiliza um artroscópio e instrumentos cirúrgicos finos para visualizar, diagnosticar e tratar questões dentro do joelho. Em contraste com a cirurgia aberta, a artroscopia requer apenas pequenas incisões, resultando em cicatrizes mínimas, menos dor e rigidez nas articulações, além de um tempo de recuperação mais rápido. Se você busca alívio para problemas no joelho, a artroscopia pode ser a solução que permite que você retome suas atividades favoritas rapidamente.

Indicações para artroscopia do joelho

A articulação do joelho é vulnerável a uma variedade de lesões. Os problemas mais comuns do joelho onde a artroscopia do joelho pode ser recomendada para diagnóstico e tratamento são: menisco rompido; Ligamento Cruzado rompido ou danificado; pedaços rasgados de cartilagem articular; tecido sinovial inflamado; desalinhamento da patela; Cisto de Baker: (cisto cheio de líquido que se desenvolve na parte posterior do joelho devido ao acúmulo de líquido sinovial, geralmente ocorre com doenças do joelho, como ruptura meniscal, artrite do joelho e artrite reumatóide) e certas fraturas dos ossos do joelho. Dr. Plumacher pode recomendar a artroscopia do joelho se você tiver uma condição dolorosa que não responda ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico pode incluir repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções visando reduzir a dor e inflamação.

Procedimento de artroscopia do joelho

A artroscopia do joelho é realizada sob anestesia local, raquidiana ou geral. Seu anestesista decidirá o melhor método para você, dependendo de sua idade e estado de saúde. O cirurgião faz duas ou três pequenas incisões ao redor do joelho. Em seguida, uma solução salina estéril é injetada no joelho para separar as várias estruturas internas. Isso proporciona uma visão clara e mais espaço para o cirurgião trabalhar. Um artroscópio, um tubo estreito com uma pequena câmera de vídeo na extremidade, é inserido através de uma das incisões para visualizar a articulação do joelho. As estruturas internas do joelho são visíveis ao cirurgião em um monitor de vídeo na sala de cirurgia.
bottom of page