top of page
Cirurgia de Substituição (Prótese) do Joelho
A cirurgia de substituição total do joelho é comumente indicada para osteoartrite grave do joelho. A osteoartrite é a forma mais comum de artrite do joelho, na qual a cartilagem articular se desgasta gradualmente. Muitas vezes afeta pessoas mais velhas.
Numa articulação normal, a cartilagem articular permite um movimento suave dentro da articulação, enquanto num joelho artrítico a própria cartilagem torna-se mais fina ou completamente ausente. Além disso, os ossos ficam mais grossos nas bordas da articulação e podem formar “esporas” ósseas. Todos esses fatores podem causar dor e restrição da amplitude de movimento na articulação.
Quando recomendar a substituição total do joelho?
Dor intensa no joelho que limita as suas atividades diárias (como caminhar, levantar-se de uma cadeira ou subir escadas); dor moderada a intensa que ocorre durante o repouso ou que desperta à noite; inflamação e inchaço crônico do joelho que não são aliviados com repouso ou medicamentos; falha em obter alívio da dor com medicamentos, injeções, fisioterapia ou outros tratamentos conservadores; uma deformidade no joelho com pernas arqueadas.
Causas
A causa exata da osteoartrite não é conhecida, no entanto, há uma série de fatores que estão comumente associados ao aparecimento da artrite e podem incluir: lesão ou trauma na articulação; fraturas na articulação do joelho; aumento do peso corporal; uso excessivo repetitivo; infecção articular; inflamação da articulação e distúrbios do tecido conjuntivo.
Procedimentos
A artroplastia total do joelho, é um procedimento cirúrgico no qual as superfícies desgastadas ou danificadas da articulação do joelho são removidas e substituídas por peças artificiais. O joelho é composto pelo fêmur (osso da coxa), pela tíbia (osso da canela) e pela patela (rótula). O menisco, a cartilagem macia entre o fêmur e a tíbia, serve como almofada e ajuda a absorver o choque durante o movimento. Artrite (inflamação das articulações), lesões ou outras doenças articulares podem danificar esta camada protetora da cartilagem, causando dor extrema e dificuldade na realização das atividades diárias.O seu médico pode recomendar a cirurgia se as opções de tratamento não cirúrgico não conseguirem aliviar os sintomas.
bottom of page